Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

1ª Parte da prova com as respostas

Escola Municipal Núcleo Habitacional Dunas
Prova de Português         1º Trimestre                            
Nome:__________________  Turma:_______

Texto
Pitoco
            Um dia enco­­_n_tramos na rua um cachorro vira-lata. Verificamos que tinha uma das pernas quebradas, pois fora atropelado por uma carroça vinda de uma das colônias italianas do interior do município.
            - Que é que vamos fazer, doutor? - Perguntou Estevão, olhando para mim.
            - Encanar a perna do paciente – respondi.
            O pobre animal, talvez filho dum fox terrier com uma cadela sem pedigree (ou vice-versa), gania baixinho. Levamo-lo com todo cuidado para o pátio de nossa casa, arranjamos duas talas de madeira e com elas encanamos a perna de nosso acidentado, amarrando-as com tiras de pano e barbantes.
            - Temos de arra_n_jar um nome para ele – sugeriu Celso.
            - Pitoco! – sugeriu meu irmão. – Olhem só o rabinho dele...
            - Pois eu te batizo Pitoco, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – disse Estevão, com voz eclesiástica. E todos (menos Celso) dissemos juntos: “Amém”.
             O caçula do quarteto quis saber o que significava “amém”. Ninguém soube explicar-lhe.
             Colocamos o vira-lata dentro duma caixa de madeira forrada de palha e dali por diante todos os dias levávamos-lhe comida e água. Semanas depois tiramos as talas, e Pitoco começou a caminhar sem manquejar. Ficamos orgulhosos de nossa proeza ortopédica. Pitoco nos olhava com seus olhos lustrosos de uma si_m_patia que poucos membros da raça humana nos pareciam capazes. Daí por diante passou a ser um me_m_bro do bando. Instalou-se na casa dos Veríssimo, dormiu uma noite na minha cama, na seguinte na do meu irmão. Mas se acontecia minha mãe acender a luz do quarto, no meio da noite, Pitoco imediatamente saltava para o soalho, antes que Dona Bega o repreendesse. Todas as manhãs aco_m_panhava-me até a porta da escola, no seu trote macio e faceiro, e quando eu entrava no edifício ele fazia meia volta e tornava à casa. Quando, terminadas as aulas, eu saía da escola para a calçada, lá estava Pitoco à minha espera, como fiel capanga. Uma ternura agradecida lambuzava-lhe os olhos. Parecia feliz por ter encontrado um lar, comida farta e amigos, principalmente amigos.
                                                                                                                                     Érico Veríssimo
1. Estudo do texto:

1.      Que animal os meninos encontraram? E quem o batizou?
Resposta: Os meninos encontraram um cachorro e quem o batizou foi Estevão.

2.      Quem é o narrador do texto? Ele participa da história ou é um observador?
Resposta: O narrador do texto é Érico Veríssimo e ele participa do texto.

3.      Por quantos meninos é composta a turma?
Resposta: A turma é composta por quatro meninos, pois é um quarteto.

4.      Quem são os personagens principais?
Resposta: Os personagens principais são: Érico Veríssimo, Estevão, Celso, o irmão caçula e Pitoco (o cachorro).

5.      Qual o nome da mãe do narrador?
Resposta: O nome da mãe do narrador é Dona Bega.

Atenção:
            As respostas devem ser completas, sempre começar com letras maiúsculas (os nomes próprios também devem começar com letras maiúsculas) e terminar com um ponto.

2. Complete os 5 espaços marcados no texto com traço preto, com as letras N ou M, para que fiquem corretas as palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário